segunda-feira, 28 de novembro de 2016

"Mercado Cervejeiro e a Nova Escola Belga" com Bart e Gust da Brouwerij Het Nest


Com muito prazer o Hora da Breja foi convidado pela Cervejaria Madalena a participar de uma palestra ministrada pelos cervejeiros belgas Bart Cuypers e Gust Hermans, da Brouwerij Het Nest, uma das mais conceituadas cervejarias artesanais da Bélgica. Essa palestra aconteceu no dia 22 de Novembro no Instituto da Cerveja Brasil - Campus Madalena, no mesmo endereço da Cervejaria Madalena.



Neste artigo vou falar um pouco sobre a experiência que tive neste evento e tentar passar para vocês um pouco do que foi falado na palestra.

Antes de começar, gostaria de agradecer a Cervejaria Madalena pelo convite, foi uma noite muito agradável e uma experiência muito válida. Obrigado!

Bart e Gust estiveram aqui no Brasil durante uma semana para compartilhar suas experiências, conhecer melhor o mercado brasileiro e também irão produzir uma cerveja em parceria com a Madalena, o estilo escolhido foi o Saison, um estilo franco-belga que tem boa aceitação no Brasil, principalmente por ser bastante refrescante.


Gust e Bart 

Brouwerij Het Nest
A cervejaria deles começou como um hobbie, onde amigos se reuniam para bater um papo, passar o tempo e tomar cervejas belgas. O interesse por cervejas começou a crescer, assim começaram a fazer alguns cursos e se arriscarem na produção de cerveja.





Em 2006 nasceu a "Het Nest" na cidade de Turnhout, localizada no norte da Bélgica. Essa cidade é conhecida por ser uma grande produtora de cartas de baralho, baseado nisso as cervejas deles levam os nomes das cartas e os rótulos são ilustrados também em referência ao baralho.



Durante alguns anos mantiveram uma produção limitada e como hobbie apenas, o primeiro sucesso foi uma medalha de Bronze na categoria Tripel em um Campeonato de cerveja reconhecido na Holanda.
De 2009 a 2013 mesmo em uma escala de produção pequena, já exportavam para a China, Japão e Holanda. Em 2015 aumentaram a capacidade com uma nova estrutura. 



Atualmente eles produzem 5 principais estilos, com os nomes das cartas que formam uma mão conhecida como Straight no Poker, que é uma sequência de 5 cartas consecutivas, com naipes diferentes. Além dessas 5 cervejas, eles produzem outras sazonais e também edições especiais.

Na palestra tivemos a oportunidade de experimentar essas 5 principais deles, as quais vou falar mais detalhes mais pra frente.

"Mercado Cervejeiro Belga e a Nova Escola Belga"
Na palestra, após feita uma breve introdução sobre eles e a cervejaria, foi citado um pouco sobre o passado do mercado cervejeiro na Bélgica, a situação atual e as novas tendências, tanto para a Europa como também para todo o mundo.

A quantidade de cervejarias na Bélgica era muito grande até o início da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1914 com cerca de 4.000, porém devido aos danos causados pela guerra e a maior dificuldade por suprimentos, grande parte delas fecharam.



Apenas após a Segunda Guerra Mundial que começaram a aparecer novas cervejarias e foi quando surgiram as grandes marcas conhecidas hoje. Atualmente existem cerca de 240 cervejarias, as quais muitas são dominadas pelas grandes marcas mundiais como por exemplo a AB Inbev, Heineken e a Moorgart. Falei um pouco disso no artigo "Empresas que dominam o mundo das cervejas" caso queira dar uma lida depois, clique aqui.


Tendências
Na Bélgica eles estão percebendo uma queda no consumo da cerveja, devido a vários fatores, desde leis mais duras contra o consumo de álcool, restrição do cigarro e mudança da cultura, as pessoas não estão mais se reunindo como antigamente, devido as novas tecnologias, por exemplo.

Quem está sofrendo mais com essa queda são as grandes empresas, as produtoras em larga escala principalmente das cervejas do estilo Lager.



Na contramão dessa tendência as cervejarias menores e artesanais tem crescido, porém eles acreditam que nos próximos anos irão atingir o ápice dessa "Era Dourada".

O público está buscando novidades e inovações e deixando de ser fiéis a um estilo de cerveja, este é um dos motivos para as cervejarias artesanais ainda estarem em uma crescente. Em resumo, para sobreviver, cada vez mais está sendo necessário inovar e mostrar coisas novas.

Outra tendência são as cervejas com menor teor alcoólico, devido as leis estarem cada vez mais rígidas, o público tem procurado cervejas com menor teor alcoólico, porém com aroma e sabor acentuado, como por exemplo as cervejas do estilo Session IPA.

Degustação
Após falarem das tendências, falaram de uma parte mais técnica das receitas e do processo de preparo, onde deram algumas dicas muito legais. Em seguida foram servidas as 5 cervejas principais deles:

1ª - SchuppenBoer (Jack of Spades) 
Estilo: Tripel
ABV: 8%
Cerveja frutada e levemente amarga, lembra as cervejas Duvel e La Chouffe. Muito boa!




2ª - KoekeDam (Queen of Diamonds)
Estilo: Saison (Este é o nome do estilo mesmo e não é uma cerveja sazonal)
ABV: 6,5%
Cerveja um pouco seca e levemente amarga, também presente um frutado no aroma e no sabor. Senti também no sabor um pouco do cítrico vindo dos lúpulos americanos utilizados na receita. É uma cerveja refrescante e lembra a Saison Dupont.




3ª - HertenHeer (King of Hearts)
Estilo: IPA com lúpulos herbais clássicos da Europa
ABV: 6%
Cerveja um pouco mais amarga, porém comparada com outras do mesmo estilo, achei o amargor dela baixo. Ela tem um aroma e sabor diferente das IPAs que costumo tomar, achei muito interessante, saborosa e refrescante.

4ª - SchuppenAas (Ace of Spades)
Estilo: Trappist Orval
ABV: 6%
Cerveja mais complexa e muito interessante. Na receita deles foram utilizados lúpulos americanos e a levedura Brettanomyces na refermentação. 

5ª - KlevereTien (Ten of Clubs)
Estilo: Dark
ABV: 10%
Cerveja escura bastante diferente das anteriores. É uma cerveja doce e um pouco herbal. Inicialmente era produzida no Inverno, porém começaram a produzi-la o ano todo. 
É uma cerveja que combina com sobremesas. Lembra a Chimay Blue.




Conclusão
Após a palestra, a cervejaria Madalena serviu um jantar muito caprichado e tivemos a oportunidade de sentar na mesma mesa em que estavam o Bart e o Gust, conversamos bastante, são dois caras muito gente boas e ficou claro que estavam dispostos e com vontade de compartilhar o conhecimento deles. O que acredito ser o certo, assim todos crescem juntos, o que foi citado também por um dos sócios da Cervejaria Madalena.

Muito legal essa iniciativa da Madalena em trazer a experiência de cervejarias de fora, assim todos tem a ganhar.


Caso ainda não leu o artigo que escrevi sobre o Tour que fiz na Cervejaria Madalena, clique aqui.

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