quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Breja da Semana #36 - Colombina Gynhattan (American Wheat)



A Breja dessa semana é a Colombina Gynhattan, é uma cerveja do estilo American Wheat, com malte de trigo e de cevada, lúpulo americano e um toque especial da fruta Cagaita, tradicional do cerrado goiano. Uma breja leve e muito saborosa, dê uma lida:




Colombina
Conheci essa cervejaria no Festival da Cerveja Artesanal de 2016 que aconteceu no Memorial da Améria Latina, fui visitar o estande deles e fui muito bem atendido, inicialmente estava interessado na IPA com pimenta deles, achei bastante interessante. 


O rapaz que me atendeu me deixou provar um pouco de cada uma disponível deles lá, depois para decidir qual levar para casa foi uma decisão difícil. Acabei escolhendo a American Wheat e a Belgian Dark Strong Ale. Hoje vamos falar um pouco da American Wheat.

Essa cervejaria é de Goiania/GO e eles utilizam ingredientes típicos da região do cerrado e de Goiana. Achei muito interessante as cervejas que pude experimentar e logo percebi que fazem cervejas de ótima qualidade.

Gynhanttan American Wheat
O Nome Gynhattan ma espécie de fusão neológica entre a cidade de Goiânia e a ilha de Manhattan, pois essa cerveja foi desenvolvida em parceria com uma cervejaria de Manhattan.



É uma cerveja de trigo, porém também foi utilizado o malte de cevada para dar uma leveza na cerveja. O malte utilizado é o Sorachi Ace no método Dry-Hopping, onde é adicionado o lúpulo no final do processo de fervura, deixando mais forte e presente o sabor e caracteristicas do lúpulo.

Boa formação de espuma e persiste uma pequena camada por mais tempo.

Cor amarelo palha, cerveja bem clara, lembrando a cor das Witbier. Coloração turva e com baixa carbonatação.

O aroma é médio para fraco, precisei me esforçar um pouco para identificar, lembrei do aroma das Witbier e não tanto das Weiss (cervejas de trigo), senti o aroma do malte de trigo e um leve cítrico. Nas cervejas de trigo geralmente consigo identificar o aroma de banana, cravo, fermento que lembra pão doce, mas neste caso não, apenas um pouco do trigo mesmo e um leve cítrico.

É uma cerveja leve com o final um pouco amargo, acredito que seja pela adição do lúpulo americano, o que difere esse estilo das tradicionais cervejas de trigo. Também senti um sabor cítrico.

Interessante o sabor, começa com o sabor dos maltes, principalmente do malte de trigo e vai se transformando na boca até vim o amargo de leve do lúpulo americano Sorachi Ace.

Cerveja leve e saborosa. Em sua composição vai uma fruta tradicional do cerrado goiano a Cagaita. Nunca tinha ouvido falar dessa fruta antes. Talvez seja o aroma e sabor dela que senti e não soube descrever muito bem.

Cerveja bem refrescante. Possui apenas 18 IBU o que é um amargor baixo e 5% de teor alcoólico.


Conclusão
Ótima breja da Colombina, foi a primeira que experimentei deles e já tive uma boa primeira impressão dessa cervejaria, também experimentei a Belgian Dark Strong Ale deles e só confirmou essa minha primeira impressão, em breve irei publicar o artigo dela também.

A Gynhattan é uma cerveja muito interessante, saborosa e refrescante, vale a pena experimentar, é uma cerveja leve, porém legal para experimentar sabores diferentes das brejas comuns no Brasil. Ótima para iniciantes, pois tem um amargor baixo e teor alcoólico baixo, e ótima para quem já aprecia uma cerveja especial a mais tempo, pois é uma breja de qualidade.

Curta nossa página no facebook: www.facebook.com/HoradaBreja


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

100% gratuito

atualizado

sem spam