No artigo de hoje vou falar de alguns termos utilizados no mundo dos cervejeiros, termos que considero básicos, para iniciantes já ficarem mais por dentro e entenderem melhor tanto as informações dos rótulos como também em conversas e textos.
Então vamos lá:
Drinkability
Em uma livre tradução essa palavra significaria "bebabilidade", ou seja, quando falamos que uma cerveja tem um Drinkability alto, significa que ela é fácil de tomar e conseguimos tomar ela em maiores quantidades, pois são cervejas mais leves e geralmente com teor alcoólico mais baixo também. Quando falamos que uma cerveja tem o Drinkability baixo, significa que apenas uma garrafa já vai ser o suficiente, ou até seria o caso de dividir uma garrafa com alguém, mais do que isso começa a empapuçar, são cervejas mais encorpadas, com uma complexidade maior de sabores e teor alcoólico mais elevado.
Retrogosto
Ou em inglês "After taste", é a expressão que usamos para descrever o final do gole, existem cervejas que conseguimos perceber um sabor apenas depois de ter engolido o liquido, ai que sentimos um sabor ou uma característica da cerveja. Por exemplo, algumas cervejas do estilo IPA, quando tomamos não sentimos muito o amargo, porém no final do gole que vem o amargor e fica na boca, as vezes é um final seco também.
Quem toma vários estilos de cerveja vai entender o que estou tentado descrever, ou então comece a prestar atenção.
ABV
ABV é uma sigla bastante comum, acredito que a maioria já sabe do que se trata, porém nem todos sabem dizer o que significa. Como a maioria sabe é o teor alcoólico demonstrado em % e essa sigla significa "Alcohol By Volume"
IBU
Essa outra sigla, é comum no meio cervejeiro, porém muitos iniciantes ainda não sabe do que se trata. Ela significa "International Bitterness Unit" ou seja, Unidade Internacional de Amargor. O paladar humano consegue identificar de 0 até cerca de 120 IBU, sendo 0 amargor nulo, até 120 o máximo de amargor que o paladar consegue sentir. As cervejas populares no Brasil têm cerca de 8 IBU e a Heineken que é uma cerveja que muitos consideram bastante amarga tem cerca de 15 IBU.
O IBU é medido pela quantidade ou proporção de Lúpulo adicionado na receita da cerveja.
EBC
Essa já é menos usada, vejo em alguns rótulos, ela significa "European Brewing Convention" o que em português seria "Convenção de Cervejeiros da Europa", porém o nome não explica ainda o que é.
EBC é uma escala de cores para classificar as cervejas. Nesta escala, até 20 a cerveja é considerada como Clara, e acima disso deve ser chamada de Escura.
Existe também a escala de cores americana chamada de SRM – Standard Reference Method, porém essa eu nunca vi descrita em rótulos ou alguém citando ela sem ser artigos mais técnicos.
Session
Estilos de cervejas que começam com Session são versões do estilo original, porém com um Drinkability maior, Ou seja pegam a receita original e reduzem o teor alcoólico, deixam a cerveja mais leve e as vezes menos amarga, porém sem perder o sabor e aroma, fazendo com que seja possível bebe-la em maiores quantidades. Vemos bastante Session IPAs, IPAs são cervejas com uma carga de lúpulo maior, dessa forma são mais amargas e também possuem um teor alcoólico médio, no caso das Session IPAs, eles reduzem o teor alcoólico e reduzem um pouco o amargor, mantendo o aroma e sabor dos lúpulos.
As cervejas Sessions estão ganhando cada vez mais mercado e são uma tendência, inclusive com as leis de trânsito ficando cada vez mais rígidas com o consumo de álcool.
Imperial
Os estilos com o nome Imperial no começo são o oposto das Session, o intuito das Imperial é realçar ainda mais as características de cada estilo e leva ndo ao extremo, além de serem cervejas com o teor alcoólico mais elevado também.
No caso das Imperial IPAs ou as vezes chamadas de Double IPA, adicionam ainda mais lúpulos em sua receita e deixam a cerveja com um amargor bastante forte e um teor alcoólico elevado.
Russian Imperial Stouts é outro estilo "Imperial" bastante conhecido também.
Growlers
Growlers são garrafões de vidro, cerâmica ou alumínio de 1 a 5 Litros, feitos para o transporte de cerveja.Com um aumento das cervejarias artesanais e a maior procura por cervejas de diversos estilos diferentes, está sendo comum as pessoas adquirirem seus Growlers, assim eles vão em bares, pubs ou até mesmo nas cervejarias e enchem os growlers, para consumir a cerveja em casa. Por retirarem direto dos barris, são cervejas que ainda não foram pasteurizadas, sendo assim é necessário mante-lo armazenado com alguns cuidados e consumir em no máximo 10 dias mante-o refrigerado.
É uma opção sustentável também além de que você só paga pelo líquido.
Dry Hopping
Vejo bastante esse termo nos rótulos das cervejas IPA e suas variações, mas também é utilizado em outros estilos como American Lager por exemplo.
Dry Hopping é o processo onde há a adição de lúpulo à cerveja durante o período de fermentação, ou seja no final do processo, isso faz com que os aromas e sabores do lúpulo fiquem mais presente na cerveja.
Aged
Essa palavra em inglês que significa "Envelhecido", é utilizado no mundo cervejeiro nas cervejas que são envelhecidas em barris de madeira, alguns deles que foram utilizados na produção de Whisky, Licores, Cachaça e etc. Com isso o sabor da cerveja muda, pegando um pouco do sabor tanto da madeira como das bebidas que foram produzidas anteriormente nos barris.
Oak Aged, por exemplo é uma cerveja que foi envelhecida em barris de carvalho.
Curta nossa página no facebook para ficar por dentro das atualizações do HdB: www.facebook.com/Horadabreja
Nenhum comentário:
Postar um comentário