segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Breja da Semana #40 - Colombina Romaria



O Breja da Semana número 40 é com a Colombina Romaria, uma cerveja do estilo Belgian Dark Strong Ale com Baunilha do Cerrado e Mutamba. Breja muito interessante e saborosa, gostei bastante. Comprei essa garrafa no Festival da Cerveja Artesanal 2016 que aconteceu no Memorial da América Latina em São Paulo, e lá conheci a cervejaria Colombina, de Goias. Muito interessante as cervejas produzidas por eles, sempre utilizando ingredientes típicos do Cerrado goiano.



Espuma: Média formação e uma camada persistente.

Cor:  Escura, um marrom escuro, quase preto. Da pra ver bastante pedaços boiando na cerveja, não sei dizer se são restos das leveduras ou dos próprios ingredientes utilizados.


Aroma: Grãos torrados, lembrando um pouco cacau e também é possível sentir um pouco de baunilha. Gostoso o aroma. Lembra o aroma de algumas Stouts que já experimentei.

Sabor: É parecido com o que encontrei no aroma, sendo os grãos torrados e baunilha mais presentes. no final do gole lembra um pouco o sabor de um licor, pela graduação alcoólica alta.

Uma cerveja bastante saborosa e complexa. Gostei bastante.


A Colombina Romaria foi desenvolvida em homenagem aos 82 anos da cidade de Goiânia, unindo a tradição cervejeira dos monastérios belgas á riqueza do Cerrado goiano. Receita criada em parceria com o mestre-cervejeiro Paulo Schiaveto, com adição de Baunilha do Cerrado e Mutamba. Cerveja complexa e intensa, com notas aromáticas lembrando figo, baunilha e malte torrado.

Teor Alcoólico (ABV): 9% 

IBU: 35

Nível Cervejeiro*: Intermediário/Avançado

Nota Hora da Breja**: 8,5

*Nível Cervejeiro é classificado em Iniciante, Intermediário e Avançado. É a sugestão do Hora da Breja dependendo se você está começando a experimentar novas brejas agora ou se já é mais experiente com um paladar mais acostumado com cervejas mais complexas e amargas.

** Nota Hora da Breja é a avaliação do Hora da Breja levando em consideração todas as características  da cerveja, além das informações no rótulo, criatividade e Custo x Benefício.


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