A Breja da Semana número #22 é a Schornstein Bock. Uma ótima representante do estilo Bock. Uma cerveja mais adocicada, lembrando um pouco chocolate meio amargo.
Conheci a Schornstein em uma viagem que fiz para Holambra/SP e dei uma passada na unidade deles lá. Depois que descobri que essa cervejaria foi fundada em Santa Catarina.
Cervejaria Schornstein
Cervejaria fundada em junho de 2006 na cidade de Pomerode em Santa Catarina, sediada em um charmoso prédio tombado pelo patrimônio histórico que tem uma imponente chaminé de 30m feita com tijolos artesanais, dai que vem o nome Schornstein, que em alemão significa Chaminé.
Em 2010 foi inaugurada a unidade na cidade de Holambra no interior de São Paulo, que tive a oportunidade de dar uma passada e adquirir algumas brejas deles. Gostei bastante de todas cervejas que provei deles, que foram a Weiss (Cerveja de Trigo), IPA (estilo India Pale Ale) e a breja que iremos falar neste artigo que é a Bock.
Schornstein Bock
O estilo Bock foi inventado na Alemanha na cidade de Einbeck, inicialmente a cerveja era chamada de Beck, porém quando esse estilo chegou em Munique o sotaque do Sul da Alemanha transformou o Beck em Bock, como o estilo é conhecido até hoje.
A Bock da Schornstein tem uma espuma de cor castanha clara de baixa formação e pouco persistente. O aroma achei um pouco fraco, é um aroma adocicado e grão torrados, também identifiquei um pouco de café.
A cor dela é escura, um marrom avermelhado e bastante turva.
No sabor os maltes se destacam, sendo assim um sabor adocicado que lembra um cacau ou chocolate meio amargo, no fundo um pouco de café. O final é um pouco seco.
É uma cerveja encorpada, porém fácil de beber e que agrada bastante os iniciantes e os mais experientes. É um estilo de cerveja popular nas épocas frias do ano por ter um teor alcoólico um pouco mais elevado, porém na minha opinião vai bem em qualquer época do ano.
O teor alcoólico é de 7% e são vendidas em garrafas de 500ml. O ideal é ser consumida entre 5 a 7ºC.
A harmonização dela é com carnes vermelhas e queijos gordurosos como cheddar, gruyêre e emental.
Conclusão
Ótima breja da Schornstein, só esperava um pouco mais de aroma, mas o sabor compensa. Muito agradável de tomar. Ótima breja para iniciantes no mundo das cervejas especiais, para aqueles que não gostam de cervejas amargas.
Curta nossa página no facebook: www.facebook.com/horadabreja
Veja também:
Guia definitivo do copo Ideal para cada estilo de cerveja
Visita à Fábrica #2 - Dama Bier
Todos os artigos do Breja da Semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário