quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Breja da Semana #23 - Dama Bier - Dama Tupi West Coast Rye IPA



A breja dessa semana é a Dama Tupi uma cerveja do estilo West Coast Rye IPA, produzida pela Dama Bier em parceria com a cervejaria Tupiniquim. Ótima cerveja para os amantes das IPAs e cervejas mais amargas. Este estilo fica entre uma American IPA e uma Imperial IPA, ou seja, já é mais forte e amarga que as American IPAs porém não chega ao extremo de uma Imperial IPA. Achei muito saborosa e gostei bastante.




Como falei nos "Breja da Semana" anteriores com as cervejas da Dama Bier, não vou falar da cervejaria neste artigo, pois escrevi um artigo contando todos os detalhes da cervejaria e da visita que fiz a fábrica deles em Piracicaba, caso queira dar uma lida neste artigo também, clique aqui.


Estilo West Coast
O estilo West Coast Rye IPA, é uma vertente do estilo IPA (India Pale Ale) que foi criado pelos ingleses adicionando uma quantidade maior de lúpulo nas Pale Ales, a fim de aumentar a validade das cervejas evitando assim que estragassem nas viagens que eram realizadas para a Índia.

Os Americanos inovaram e deram um novo rumo a este estilo de cerveja, utilizando lúpulos locais e utilizando técnicas diferentes de preparo.

A Dama Bier Dama Tupi, é uma cerveja feita em parceria com a cervejaria Tupiniquim, outra cervejaria artesanal nacional muito bem falada e que produz cervejas de excelente qualidade. Nesta parceria reproduziram uma West Coast Rye IPA com lúpulos americanos e para dar um sabor adicional incluíram malte de centeio na receita, por isso do Rye no nome, que é Centeio em inglês.

Ótima cerveja para os amantes de lúpulo e cervejas mais amargas, este estilo fica entre uma American IPA e uma Imperial IPA.

Dama Tupi
É uma cerveja de cor muito bonita, uma cor clara puxando para o amarelo/dourado, transparente e com boa carbonatação, sendo possível ver as bolhinhas subindo.

Ela tem uma boa formação de espuma de média para alta e persistente.
O aroma é bastante característico do lúpulo, puxando para o cítrico, para os amantes das IPAs e dos lúpulos o aroma é muito bom.

Sabor forte de lúpulo e amargo com final um pouco seco. Diferente de outras cervejas que começam com o sabor doce do malte e só depois que vem o amargo do lúpulo, nesta cerveja já senti o sabor do lúpulo desde o começo do gole.

É uma cerveja forte com 7,5% de álcool presentes no sabor, além dos 70 IBU (índice de amargor, sendo de 0 a +-115 o perceptível pelo paladar humano), ou seja é uma cerveja bastante amarga, muito acima das populares.

É uma IPA de ótima qualidade, ideal para os amantes de lúpulo e das cervejas do estilo IPA.
Apesar de ser forte e bastante amarga, não achei ela pesada e nem difícil de beber. Achei um drinkability bom.
Vem em uma garrafa de 600ml, um tamanho legal para apreciar essa cerveja.


Em sua composição vão maltes de centeio além dos maltes de cevada, além claro da água, lúpulo e fermento.


Conclusão
Mais uma ótima breja da Dama Bier, uma cerveja para quem já aprecia as IPAs e suas variações, ou para quem quer descobrir o sabor e aroma do lúpulo, porém para quem não está com o paladar acostumado pode estranhar. 

Vale muito a pena experimentar, se tiver a oportunidade, não pense duas vezes. Ao mesmo tempo que é uma cerveja mais forte tanto no teor alcoólico como no amargor, achei fácil de beber, não foi uma cerveja que pesou e é muito saborosa.


Espero que tenham gostado, deixem um comentário aqui embaixo! E curtam nossa página no facebook para ficar por dentro das novidades do Hora da Breja: www.facebook.com/horadabreja .


Veja também:
Breja da Semana

Guia definitivo do copo ideal para cada estilo de cerveja

Cervejarias Gringas #2 - Rogue




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

100% gratuito

atualizado

sem spam