Veja o Gráfico em tamanho original no final do artigo. |
Assim como na Internet, onde os principais sites que mais acessamos diariamente são dominados praticamente pelo Google (Google Search, Google maps, Youtube) e Facebook (Facebook, Instagram e Whatsapp), o mundo das cervejas também é dominado por algumas grandes empresas.
Ao frequentar os supermercados e me deparar com uma grande quantidade de marcas, não imaginava que boa parte delas pertenciam a apenas uma empresa, a AB Inbev, empresa que é responsável por cerca de 70% do mercado brasileiro de cervejas e 30% do mundo.
Em outubro de 2015 uma das maiores fusões de empresas do mundo aconteceu com a compra da SAB Miller (África do sul e EUA) pela AB Inbev (Bélgica e Brasil), por US$ 104.2 bilhões. Com essa fusão a AB Inbev se tornou responsável por 30% de todas as cervejas produzidas no mundo.
Talvez você não esteja acostumado a ouvir falar ou nunca ouviu falar da AB Inbev (multinacional de bebidas e cervejas, formada em 2004 com junção das empresas Interbrew [Bélgica] e Ambev [Brasil]), mas com certeza ouviu falar dessas cervejas, algumas das mais de duzentas da marca:
- Skol (Brasil)
- Brahma (Brasil)
- Bohemia (Brasil)
- Budweiser (EUA)
- Stella Artois (Bélgica)
- Quilmes (Argentina)
- Norteña (Uruguai)
- Corona Extra (México)
- Miller (EUA)
- Hoegaarden (Bélgica)
- Leffe (Bélgica)
- Franziskaner (Alemanha)
Todas pertencem a AB Inbev. A Ambev é responsável por importar algumas dessas marcas para o Brasil, por exemplo, cerca de um mês após a fusão com a SAB Miller, já apareceram nos supermercados com muito mais frequência as cervejas Miller.
Em segundo lugar está o Grupo Heineken, empresa Holandesa, responsável por 9.6% das cervejas vendidas no mundo e presente e 192 países. Seguem algumas marcas que pertencem ao Grupo Heineken e que são importadas para o Brasil:
- Heineken (Holanda)
- Kaiser (Brasil)
- Bavaria (Brasil)
- Amstel (Holanda)
- Edelweiss (Áustria)
- Birra Moretti (Itália)
- Murphy’s (Irlanda)
- Sol Premium (México)
- Dos Equis (México)
Em terceiro lugar fica o Grupo Carlsberg, com cerca de 6,1% do mercado mundial, tendo a cerveja Carlsberg como seu carro chefe.
A Carlsberg foi fundada em 1847 em Copenhague, Dinamarca, além da Carlsberg, eles fabricam também as cervejas da Dinamarca: Tuborg, Kronenbourg, Somersby cider e mais de 500 cervejas locais, fabricam a cerveja mais vendida na Russia, a Baltika e a cerveja Belga Grimbergen originalmente produzida pelos monges do município de mesmo nome da cerveja, Grimbergen.
Em quarto e quinto seguem duas marcas Chinesas a China Resources Brewevy e a Tsingtao Brewery. Em sexto lugar a Molson-Coors junção de duas cervejarias dos EUA e do Canadá.
Segue abaixo um gráfico ilustrando a participação dessas marcas no mundo das cervejas.
Deixe seu comentário abaixo e nos ajude curtindo a nossa página no facebook:
Também estamos no Instagram: @horadabreja
Veja Também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário