segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Visita à Fábrica #3 - Cervejaria Madalena




Visitei a fábrica da Cervejaria Madalena em Outubro de 2016, localizada em Santo André/SP. Neste artigo vou falar um pouco dessa minha experiência, que gostei bastante. Quem tiver a oportunidade vale a pena agendar uma visita lá.







Cervejaria Madalena
Conheci essa cervejaria em uma hamburgueria, vi algumas de suas cervejas no cardápio e resolvi pedir uma American Wheat, dei uma lida no rótulo e vi que era produzida em Santo André, cidade vizinha de onde eu moro. No mesmo dia já fui procurar mais detalhes e vi que eles abrem a fábrica aos finais de semana para visitas, além de um espaço legal que eles tem com música ao vivo.


Fiz a reserva por telefone e agendei para o sábado. Cheguei um pouco antes para conhecer o ambiente e já aproveitei para tomar o Chopp Lager que você ganha na inscrição da visita.
O ambiente é bem legal e espaçoso, com mesas e cadeiras em vários ambientes, abertos e cobertos. Lá eles vendem também porções, lanches e churrascos, além dos Chopps Madalena.

A Visita
A visita é acompanhada pelo Mestre Cervejeiro, que faz uma breve introdução do histórico dele e explica sobre a Cervejaria. O local na verdade é de propriedade da Cervejaria Premium Paulista, porém cerca de 70% da produção é da Cervejaria Madalena, o restante é destinado a cervejarias que não tem sua própria fábrica e alugam o espaço, são as cervejarias conhecidas como Ciganas.

O nome Madalena é uma homenagem ao bairro da cidade de São Paulo, um bairro bastante boêmio da cidade, famoso pelos barzinhos e pelas noites agitadas.

Após essa breve explicação vamos para o começo da produção, onde são separados os ingredientes de cada receita e o Mestre cervejeiro aproveita para explicar um pouco da história da cerveja e explica sobre os Ingredientes, passando de mão em mão 3 tipos de Maltes (Pilsen, Caramelo e Torrado) e 1 tipo de Lúpulo. Ele explica também de onde vem a água utilizada na produção das cervejas, que vem de poços artesianos lá de Santo André mesmo, passando por uma filtragem ainda antes de ser utilizada.

Processo Produtivo
Após explicar sobre os ingredientes e a história da cerveja, passamos pelas etapas do processo produtivo da cerveja, desde a moagem dos maltes, passando pelos panelões onde é misturado a água com os grãos moídos, depois a fervura e em fim nos tanques de fermentação. Explicando detalhadamente cada um desses processos.

Após essa etapa, experimentamos dois tipos de Cerveja direto dos tanques disponíveis no dia, no caso foram a cerveja Weiss (Cerveja de Trigo) e uma Stout (Cerveja Escura). Gosto bastante de tomar cerveja direito dos tanques, pois é a cerveja mais fresca que você pode encontrar, dessa forma os aromas e sabores são muito mais presentes e frescos. Já tinha experimentado uma IPA em outra Cervejaria e dessa vez gostei bastante da Weiss e da Stout. 

Após a degustação, passamos pelo processo de filtragem, que não é obrigatório, depende do tipo da cerveja. Passamos pelo envaze, onde o processo é totalmente automático, sem contato humano com o produto. No final as garrafas são pasteurizadas para interromper totalmente o processo de fermentação, dessa forma a cerveja não terá seu sabor alterado até o prazo de validade que é de 1 ano.

Por fim vemos o processo de rotulagem, que também é automático.

Conclusão
Achei a visita bastante completa, acho que a mais completa que já fiz, podendo ver todo o processo produtivo, além de poder experimentar duas cervejas direto da fonte, o que é uma experiência única.

O único ponto negativo que posso destacar é o barulho, por eles terem uma espécie de barzinho dentro da fábrica, além do barulho normal das pessoas conversando, durante a visita estava tocando uma banda ao vivo e no final do processo tive dificuldade de ouvir o Mestre Cervejeiro. A sugestão é que as visitas comecem de manhã até o começo da tarde e no final da tarde quando a banda estiver tocando, não ter visita. Mas esse foi só um detalhe que no final não interferiu tanto.

Aconselho quem tiver oportunidade de dar uma passada lá, para conhecer a fábrica, além de ser uma ótima opção de barzinho para curtir o final de semana. Para ir lá você não precisa ir necessariamente para a visita. Achei o ambiente muito legal e pretendo voltar mais vezes. Não conheço um barzinho na região que tenha um ambiente parecido.

Seguem abaixo algumas informações:

Telefone para agendamento: (11) 4800-0500
Site: www.cervejariapremiumpaulista.com.br

O valor para a visita é de R$ 30,00 por pessoa, onde você ganha um kit com boné, chaveiro, adesivo e um Chopp Lager, além da visita e a degustação de dois tipos de cerveja direto dos tanques.

Endereço: Rua Araçatuba, 137 - Santo André / SP
Estacionamento Gratuito

Veja também os outros artigos que escrevi da Visita à Baden Baden e à Dama Bier.

Curta nossa página no facebook: www.facebook.com/Horadabreja



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

100% gratuito

atualizado

sem spam