No artigo de hoje vamos falar da Invicta 1000 IBU, uma Imperial IPA com o nome polêmico. Imperial IPA é um dos estilos de cervejas mais amargas que existe devido a adição extra dos lúpulos e o IBU é o índice que mede o amargor, sendo cerca de 120 o máximo que o paladar humano pode perceber. Sendo assim pelo nome da cerveja já pode imaginar o que vai encontrar.
Há controversas, no rótulo dessa cerveja consta que a cervejaria realmente mediu esses 1000 IBU, porém fiquei sabendo que já fizeram testes e mediram cerca de 80 a 105 de IBU. Polêmica a parte, vamos ao sabor e esquecer um pouco dos números.
Essa é uma cerveja da cervejaria Invicta de Ribeirão Preto, cidade do interior do estado de São Paulo, nesta cidade estão localizadas ótimas cervejarias, os habitantes estão muito bem servidos lá.
Já ouvi bastante dessa cervejaria e sempre ouvi falar bem. Esta foi a primeira cerveja que experimentei deles e com certeza vou querer experimentar outros rótulos deles.
Imperial IPA 1.000 IBU
Espuma de média formação e um pouco persistente.
A cor é escura, lembrando âmbar, um laranja escuro, bem turva.
Aroma de lúpulo, um aroma cítrico, lembrando tangerina e um pouco de maracujá também.
O sabor é amargo desde o começo conforme esperado e também senti bastante a presença do álcool. O final é seco, seca a boca e fica um amargo na língua.
O sabor como também no aroma ainda é predominado pelo lúpulo, sendo um sabor cítrico.
Na boca tem um corpo pesado e é uma cerveja forte. Possui 8.0% de teor alcoólico.
O sabor amargo também pode ficar menos evidente dependendo de quanto de malte foi colocado para equilibrar.
Conclusão
Ótima Breja para os amantes de lúpulo e cervejas amargas, é uma ótima Imperial IPA.
Longe de ser uma cerveja para os iniciantes no mundo das cervejas especiais e neste caso, cervejas amargas. Mas para quem já está acostumado, ou já gosta das IPAs e quer experimentar uma breja mais amarga e complexa, essa é uma boa pedida.
Curta nossa página no facebook: www.facebook.com/horadabreja
Nenhum comentário:
Postar um comentário