sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Breja da Semana #28 - Coruja Strix IPL (India Pale Lager)


  
A Breja da Semana número 28 é com a Coruja Strix uma cerveja do estilo IPL, ótima breja para os amantes das cervejas mais amargas e de lúpulos. Para quem está começando com as cervejas especiais com certeza irá estranhar por ser uma cerveja mais forte e amarga, sendo assim aconselho essa breja para quem já está com o paladar mais acostumado e já aprecia as cervejas do estilo IPA e suas vertentes.



Cervejaria Coruja
A cervejaria Coruja foi fundada em Porto Alegre em 2004 por Micael Eckert e Rafael Rodrigues. Já ouvi falar muito bem dessa cervejaria e já tinha visto em supermercados alguns rótulos, porém não tinha experimentado ainda. Essa IPL foi a primeira cerveja que experimentei dessa cervejaria e me agradou bastante, assim que tiver a oportunidade irei experimentar os outros rótulos deles.

Hoje, a Cerveja Coruja tem distribuição no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e planeja voos mais longos.

Strix IPL 
Essa foi a primeira IPL (India Pale Lager) que experimentei, gosto bastante das IPA (India Pale Ale) e fiquei curioso em experimentar essa vertente do estilo. Não senti tanta diferença entre essa IPL com as IPA's que já experimentei, mas de qualquer forma gostei bastante, é uma ótima breja.

Espuma de média para alta formação e persistente, é uma espuma cremosa, muito bonita.

A cor dela é uma laranja escuro turvo, como descrito no rótulo coloração de amêndoas.

Aroma cítrico lembrando um pouco maracujá, não muito forte, porém fácil de perceber.

Na boca primeiro vem o sabor de malte, que é um sabor que puxa para o doce e o sabor vai se transformando aparecendo o amargo dos lúpulos, um sabor cítrico também e o amargo persiste na boca por um tempo.

Gostei bastante, lembra muito as IPAs, não percebi muito a diferença entre o tipo da fermentação. Esta foi a primeira IPL que experimentei e a diferença entre ela e as IPAs é a fermentação, Ale que são as de Alta fermentação e a Large que são as de baixa fermentação. Alta e baixa neste caso se refere a temperatura que elas são mantidas durante o processo de fermentação, existem leveduras específicas para cada tipo de fermentação.

É uma cerveja já considerada forte, com teor alcoólico de 6,6%. O índice de amargor é de 55 IBU, porém pensei ser até mais, achei bastante amarga. São vendidas em garrafas de 500ml, um tamanho que achei ideal por ser uma cerveja um pouco mais complexa, forte e amarga, mais do que isso iria começar a pesar.

Os maltes utilizados são : Pilsen, Vienna e Carahell.
Os Lúpulos são: Galena, Perle e Fuggle.

Conclusão

Ótima breja! Gostei bastante e estou curioso para experimentar outros rótulos dessa cervejaria. Para os amantes de lúpulo e IPAs é uma ótima pedida. Essa garrafa que comprei estava bastante próxima da data de fabricação o que acredito ser importante para este estilo de cerveja, assim será possível perceber os lúpulos ainda frescos tanto no sabor como também no aroma.

Espero que tenha gostado, para ficar por dentro dos novos artigos do Hora da Breja, curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/HoradaBreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

100% gratuito

atualizado

sem spam