segunda-feira, 27 de junho de 2016

Breja da Semana #17 - Wäls Niobium


O artigo dessa semana é com a breja Wäls Niobium, uma Imperial IPA, ou seja, para quem gosta de muito lúpulo e sabor amargo. Sempre gostei das cervejas do estilo IPA (India Pale Ale) e queria conhecer esse sub tipo do estilo, Imperial IPA ou Double IPA que é a mesma coisa, são cervejas com teor alcoólico mais elevado e com ainda mais adição de lúpulo. Então escolhi algumas cervejas deste estilo, como a Brewdog Hardcore IPA, Colorado VIXNU e a Wäls Niobium, que irei falar um pouco sobre ela neste artigo.



Cervejaria Wäls 



Ainda conheço pouco dessa cervejaria, apenas experimentei essa cerveja deles, porém ouço falar muito bem das cervejas produzida por eles.
Essa cervejaria é de Belo Horizonte/MG no início do ano de 2000. Fundada por dois irmãos, inicialmente produziam a mais comum estilo de cerveja no Brasil, a Pilsen, com o intuito de distribuir para a rede de restaurantes da família e eventos universitários. 
Em 2008 começaram a produção de uma linha de cervejas especiais, o que deu muito certo. A cervejaria Wäls já ganhou diversos prêmios, entre eles, a melhor cervejaria da America do Sul em 2012 e a Copa do Mundo das Cervejas em Denver (EUA) em 2014 com as cervejas Wäls Dubbel e Wäls Quadruppel.


Wäls Niobium

O nome deriva da deusa grega Niobe. Receita criada em homenagem ao nióbio, elemento químico utilizado para formar superligas, cuja maior reserva mundial fica no Brasil na cidade de Araxá-MG.
Essa cerveja tem 93 de IBU representando a massa atômica de 92,9 u do nióbio. Lembrando que o máximo perceptível pelo paladar humano é entre 100 e 115 IBU aproximadamente. Ou seja, como falei no início do artigo é uma cerveja bastante amarga, para quem realmente gosta e já está acostumado com este estilo.

No aroma já é muito presente o Lúpulo, a cor é escura puxando pro âmbar, avermelhado e turva.
A espuma é grossa e densa, persistindo por um bom tempo. 

Na boca é uma cerveja de corpo médio pra pesado, é cerveja cremosa, no sabor bastante lúpulo e o sabor do álcool é presente, bastante amargo, um amargo que persiste na boca por um tempo. 

É uma ótima cerveja do estilo Imperial IPA/Double IPA como falei no início do artigo e é formada pelos seguintes lúpulos: Polaris, Saaz, Cascade e Galaxy. 

Não é uma cerveja fácil de beber, por ser bem forte tanto o amargo como o teor alcoólico (9%) . Os 375ml são suficientes. Ideal para tomar sem pressa, esperando o amargo sair da boca um pouco para o próximo gole.

Essa cerveja, como outras da cervejaria Wäls, vem em uma garrafa vedada com rolha. Não sei muito bem se existe um motivo específico, mas achei bem legal.

Dizem que garrafas de tampa comum, devem ser armazenadas de pé, para diminuir a quantidade de cerveja em contato com o ar da garrafa, pode notar se você deitar a garrafa a bolha de ar na horizontal pega uma área maior da cerveja do que quando ela está de pé. 
Para cervejas em garrafas vedadas com rolhas, indicam que sejam armazenadas deitadas, para evitar que entre mais ar na cerveja em caso de alguma fissura ou espaço pela irregularidade da rolha. Desta forma a cerveja fica com maior área em contato com o ar, porém evitando que entre mais ar o que seria pior.
Muitos podem achar frescura, mas são pequenos detalhes que irão aumentar a experiência ao apreciar uma cerveja de qualidade. São cuidados que ajudam a preservar o sabor e aroma original da cerveja, que foi tanto estudado e trabalhado pelas cervejarias.


Conclusão
Ótima cerveja do estilo Imperial IPA/Double IPA, caso você já aprecia as IPAs e quer experimentar algo diferente, é uma ótima escolha. 
Se você ainda não está acostumado com cervejas amargas e mais complexas, não é uma boa pedida.
Espero conhecer outras cervejas da Wäls, foi uma ótima primeira impressão.

Curta nossa página no facebook: www.facebook.com/horadabreja


Veja também:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

100% gratuito

atualizado

sem spam