A visita me surpreendeu, gostei bastante e tive a oportunidade de experimentar a IPA deles direto do tanque. Posso dizer que, se não foi a melhor, foi uma das melhores cervejas que já experimentei, foi uma experiência única e pude perceber a diferença do aroma e sabor dos ingredientes frescos, sensacional!
Este é o segundo artigo que falo sobre as visitas que fiz, o primeiro foi na fábrica da Baden Baden, dê uma lida também: clique aqui.
Na minha opinião, as duas visitas valem a pena, porém a experiência que a cervejaria Dama Bier proporciona em sua visita é superior a da Baden Baden, pois na Baden Baden a visita é muito limitada, ficando parado em um único ponto da fábrica onde é possível ver uma parte do processo apenas através de um vidro e não permitem tirar fotos.
Na Dama Bier fotos são liberadas, passamos por todo o processo de fabricação das "panelas" (tanques de brassagem), até o envase, finalizando com a degustação da cerveja fresquinha direto do tanque e mais dois chopps no bar da loja Dama Bier.
--- Detalhes da Visita ---
História da Dama Bier
A visita foi ministrada pelo proprietário da Dama Bier, Renato Bazzo que iniciou falando um pouco da história da cervejaria e como tudo começou.
A ideia de fundar uma cervejaria veio através de viagens onde encontrava-se diversos tipos de cerveja e cervejas de qualidade, em destaque a Alemanha. No Brasil já existiam algumas cervejarias com o foco na qualidade e diversidade de estilos e sabores, porém ainda não tinham a mesma facilidade e diversidade como temos hoje.
Em 2008 tudo começou, colocando as ideias na pratica, construindo a fábrica, elaborando os produtos, logos, rótulos e a estratégia da marca e após 2 anos, em 2010 foi fundada a Dama Bier iniciando a produção. Começaram com 3 estilos de cerveja e hoje produzem 5 mil litros por dia e cerca de 100mil por mês, estão implementando uma expansão da fábrica ainda em 2016 que irá aumentar em 80% a capacidade de produção. Atualmente contam com 12 cervejas, sendo 3 delas sazonais.
Ingredientes
Após contar um pouco da história, foi explicado ingrediente por ingrediente mostrando a importância de cada um deles para que no final saia uma cerveja de qualidade.
São passados de mão em mão os ingredientes malte de cevada, de trigo, malte torrado e lúpulo.
Processos para fabricação da cerveja
Depois entramos no detalhe do processo produtivo, podendo ver de perto as “panelas” (tanques de brassagem) onde os ingredientes iniciais são misturados e depois fervidos.
Depois passando pelos tanques de fermentação onde a mágica acontece com a ação das leveduras e no final do processo o envaze e pasteurização, explicando a diferença entre a cerveja e o Chopp.
Diferença entre o Chopp e a Cerveja
Os dois são exatamente o mesmo produto, o que vai diferenciar é que o Chopp é colocado em barris e não passam pelo processo de pasteurização, dessa forma o Chopp é a "cerveja" com o sabor mais próximo do sabor de uma cerveja servida direto do tanque. Por não passar pelo processo de pasteurização a validade do chopp é de 21 dias e após aberto 72h, além de que precisa ser armazenado de forma correta, principalmente longe de lugares muito quentes.
A cerveja engarrafada ou enlatada passa por mais um processo após o envase, que é o processo de pasteurização, onde mata-se qualquer vestígio de levedura, mantendo assim o sabor e as características da cerveja por mais tempo, tendo validade de 1 ano.
Degustação
Após a explicação, com o copo brinde da visita cada um tem a oportunidade de experimentar uma cerveja servida direto do tanque. No meu caso foi uma IPA, ótima experiência para sentir os ingredientes frescos no aroma e no sabor. Uma experiência única e como falei acima, se não foi a melhor cerveja que já tomei, foi uma das!
No final os visitantes são encaminhados para o bar com direto a experimentar dois chopps da marca, podendo escolher entre: Weiss,Pilsen, IPA, American Lager.
Aproveitei a visita e comprei 5 exemplares de diferentes cervejas da Dama Bier, em breve irei detalhar cada uma delas nos artigos Breja da Semana.
A Dama Bier possuí diversas premiações que ficam expostas na loja/bar.
Conclusão:
É cobrado R$ 30,00 por pessoa para realizar a visita, com direito ao copo brinde, degustação direto do tanque e mais 2 chopps no bar. Tive que reservar e realizar a transferência do valor com antecedência. Eles fazer 2 visitas por mês, aos sábados.
Vale muito a pena, quem tiver a oportunidade não perca tempo! rs ... Além de conhecer a cidade de Piracicaba que é famosa pelo Rio de Piracicaba, muito bonito.
Curta nossa página no facebook: www.facebook.com/horadabreja
Veja também:
Rótulos de Cerveja - Verdadeiras Obras de Arte
Cervejarias Gringas #1 - Brewdog
8 Curiosidades sobre cerveja que você não sabia #1
Nenhum comentário:
Postar um comentário