quarta-feira, 8 de junho de 2016

Breja da Semana #15 - 961 Lebanese Pale Ale




O artigo número 15 da série Breja da Semana é com a Lebanese Pale Ale da cervejaria 961 Beer. Essa é uma cerveja diferente de tudo que já tomei, uma cerveja bastante temperada, esses temperos estão presentes tanto no aroma quanto no sabor. Achei bastante interessante e saborosa, além de refrescante. Vale a pena experimentar. 





Cervejaria 961 Beer
A cervejaria 961 Beer foi fundada em Junho de 2006 no Líbano, em um ambiente de guerra, adverso de bombardeios. Inicialmente de forma totalmente artesanal começou a ser formatada a cerveja 961 pelo seu co-fundador Haijar, que utilizava chaleiras de 20 litros em sua casa com a ajuda de alguns amigos.
Em 2007 iniciou oficialmente as atividades e era a menor cervejaria do mundo, sendo a primeira micro cervejaria do Oriente Médio. Com certeza passaram por muitas dificuldades e acreditaram no impossível para estarem na ativa até hoje.
Hoje  eles produzem mais de 2 milhões de litros por ano e tem cervejas exportadas para mais de 24 países nos 5 continentes. A produção ainda segue os princípios originais: Tradição, os Melhores Ingredientes e Muito Amor.

O nome da cervejaria 961 foi baseado no código internacional telefônico (DDI) do Líbano.
O Líbano é o país onde se encontraram os registros mais antigos da cerveja, tendo assim a fama de que é a terra de onde a cerveja nasceu.


Lebanese Pale Ale
A Lebanese Pale Ale é descrita pela 961 Beer como "A cerveja com o casamento da tradição ocidental de fabricar cerveja com a complexidade do Leste, em uma expressão sublime da Renascença Libanesa". Tradição Ocidental, entendo que se referem a quebra das regra das receitas tradicionais, utilizando ingredientes nunca antes experimentados e extrapolando os limites antes impostos. A complexidade do Leste acredito que referem-se a grande variedade dos temperos e mistura de diversas culturas.

A cerveja tem uma cor alaranjada levemente turva. É uma cerveja com pouca formação de espuma e pouca persistência.
O aroma é forte e muito cheiroso, senti o aroma de especiarias e temperos, comparado com uma comida muito temperada. Lembrei um pouco do cheiro de Orégano, mas os temperos que vão em sua receita são: tomilho, camomila, anis, hortelã e outros temperos típicos do Líbano. 

Sabor segue o que senti no aroma, com bastante gosto de temperos e especiarias. Muito diferente do que já bebi. Foi a primeira cerveja que experimentei desse estilo mais carregado de temperos.

Achei leve e fácil de beber, gostei bastante. Pra quem quer experimentar uma cerveja diferente que foge das que encontramos por aí é uma ótima opção.

O teor alcoólico é de 6.3 %. Paguei R$20,00 na garrafa de 330ml, um pouco cara, porém levando em consideração que ela é importada do Líbano e pela variedade de ingredientes de sua receita, da para entender o valor e com certeza vale a pena cada centavo.

Conclusão
Cerveja muito interessante e saborosa, diferente de tudo que já experimentei. Bastante perceptível os temperos que vão em sua receita, tanto no aroma como no sabor.
Além de tudo essa cervejaria tem uma história muito interessante e com certeza é uma história de sucesso e superação. Muito legal que estão importando as cervejas deles para o Brasil, aumentando assim a variedade de cervejas de qualidade. 

Essa garrafa eu comprei em um evento onde diversos Food Trucks se reuniram e a cervejaria 961 Beer tinha um espaço, onde estavam vendendo as cervejas para consumo no local ou em garrafa. Não encontrei ainda as cervejas deles nos grandes supermercados, o que dificulta um pouco encontra-las, porém tenho visto bastante gente postando fotos nas redes sociais, acredito que estão crescendo aqui no Brasil.

Espero que tenham gostado deste Breja da Semana, deixem o feedback de vocês nos comentários abaixo. 

Curta nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as atualizações,
www.facebook.com/horadabreja 


Veja também:
Quadro Breja da Semana

8 Curiosidades sobre cerveja que você não sabia!

Cervejarias Gringas - Brewdog





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

100% gratuito

atualizado

sem spam