quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Dicas para Iniciantes - Como degustar e descrever uma Cerveja





No artigo de hoje vou falar um pouco sobre os pontos que levo em consideração para avaliar e descrever uma cerveja. Muitas delas já vem uma descrição no rótulo, as vezes faço questão de tomar primeiro e depois ler, para ver se o que senti é igual ou próximo do descrito no rótulo, acho que esse é um exercício legal.







Quando vou descrever e avaliar observo:

  • Coloração
  • Formação de Espuma
  • Aroma
  • Sabor e Corpo


Como já tenho um pouco mais de experiência quando compro um estilo de cerveja já imagino as caraterísticas que devo encontrar, mas para iniciantes vale a pena tentar observar e com o tempo irá gravar mais ou menos o que cada estilo oferece.

Coloração
A coloração é a mais fácil de identificar, pois qualquer leigo no assunto poderá descreve-la, desde amarelo palha, dourada, passando por laranja, avermelhada e totalmente escura, marrom ou preta. Ela pode ser translúcida ou seja você consegue enxergar sua mão do outro lado do copo, ou turva.

As vezes descrevo também a carbonatação, que são as bolinhas que vemos na maioria das cervejas, algumas mais do que as outras.

Formação de Espuma

Essa também é mais fácil de descrever, costumo classificar entre Baixa, Média ou Alta, ou seja, você servindo a cerveja em um copo a uma inclinação de 45º você irá observar se formará bastante espuma, tendo que despejar mais devagar ou será baixa a formação, podendo praticamente preencher todo o copo sem que a espuma transborde.

Outro ponto ao analisar a espuma é a persistência, existe cervejas que tem alta formação de espuma porém ela se vai muito rápido, enquanto existem outras com uma formação média, porém persistente, ficando uma espécie de creme.

Outras características das espumas são as bolhas, que podem ser pequenas ou grandes, e também a coloração da espuma.

Aroma
Aroma e o sabor já é mais complexo dependendo do estilo de conseguir identificar e descrever, com o tempo a sua percepção vai melhorando e você conseguirá identificar com mais facilidade. 
É legal tentar sentir o aroma antes de tomar a cerveja, pois as vezes o aroma acompanha o sabor, mas em outros casos pode ser o oposto. 

Para conseguir descrever vale a pena também dar uma olhada no rótulo, em muitas cervejas artesanais a descrição já vai indicar o que você irá encontrar, depois que já tiver uma experiencia maior, é legal ler rótulo por último e ver se o que você percebeu condiz com o descrito no rótulo.

Cervejas com o malte prevalecendo geralmente tem um aroma puxando para o doce e de panificação, lembrando por exemplo um pão doce, as vezes também lembrando caramelo e em casos de maltes torrados, lembra bastante café e chocolate amargo.

Cervejas onde o Lúpulo prevalece, é possível identificar aromas frutados, herbais e cítricos. Existe uma grande variedade de lúpulos, mas algumas das referência são Laranja ou casca de laranja, limão, maracujá, toranja (grapefruit), manga, etc.

As cervejas que são mais equilibradas é possível sentir uma mistura dos dois, ou então as vezes prevalece o aroma de um deles e no sabor que conseguirá sentir o equilíbrio.

Sabor e Corpo
Bom, chegamos na parte de beber, igual comentei algumas vezes o sabor acompanha o aroma e muitas vezes pode ser o oposto. Cervejas de Trigo por exemplo, geralmente são comparadas com o aroma e sabor de cravo e banana, recentemente experimentei uma que o aroma remetia bastante ao cravo, porém o sabor prevalecia a banana como se fosse um doce de banana.



O que acho interessante no sabor também é que ele se transforma na boca, em alguns estilo é possível sentir no começo do gole o doce do malte e depois no final vem o amargo dos lúpulos, muito interessante.

Para descrever o sabor seguimos a linha do aroma, porém também descrevendo se é uma cerveja amarga ou doce. Em cervejas mais amargas por exemplo costumam ter o final seco, como se secasse a boca, dando a vontade de tomar mais um gole. 

O Corpo da cerveja seria a densidade do líquido, corpo leve seria o mais próximo da água, fácil de tomar e sem fazer peso na língua. Corpo pesado é um líquido mais denso, cervejas mais encorpadas.


Bom pessoal para não estender ainda mais o texto, vou parar por aqui, estou escrevendo um artigo sobre os termos utilizados pelos cervejeiros, que também irá ajudar. 


Curta nossa página no facebook para ficar por dentro das novidades do HdB: www.facebook.com/Horadabreja



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

100% gratuito

atualizado

sem spam